A mesa de jantar desempenha papel importantíssimo em uma casa. Afinal, é nela que se realizam os encontros, as conversas, além claro, de refeições cheias de sabor e memórias. Para que esses momentos sejam sempre inesquecíveis, uma mesa de jantar adequada é fundamental. Mas qual o melhor modelo para a sua casa? Para te ajudar na escolha da mesa de jantar ideal, separamos algumas dicas para você. Confira!
1 – DEFINA O FORMATO DA MESA
Formatos arredondados são ótimos para espaços compactos, enquanto a tradicional mesa retangular atende tanto espaços mais amplos quanto pequenos – desde que o tamanho do móvel seja proporcional ao tamanho da sala. Siga as regras de circulação e deixe no mínimo 60 cm de espaço entre a mesa e a parede.
Para o seu ambiente na Decora Lider Salvador 2018, Vanja Maia escolheu a mesa de jantar Sense. Repare que seu suporte central garante o conforto de quem se senta, deixando espaço para a mobilidade das pernas.

2 – PENSE NO ACABAMENTO
Além de agregar ao décor, o acabamento deve ser prático e atender prontamente às atividades do dia a dia dos moradores. Pense nessas duas características antes de escolher o melhor material para a sua sala de jantar.
Léa Braun escolheu a mesa Miss em madeira para o seu ambiente da Decora Lider Vitória 2018. Para realçar sua cor mais clara, cadeiras Tiras em tom rosa pastel e tecido aveludado entraram em cena, conferindo uma elegante mistura de texturas.

3 – ESCOLHA COM CUIDADO ONDE ELA SERÁ INSTALADA
Além do formato, é interessante estudar o local onde a mesa de jantar será posicionada. Espaços integrados, por exemplo, permitem que a mesa seja colocada de forma a assumir a continuação da bancada da cozinha.
Outra opção é posicioná-la no centro da sala, como fez Alisson Dias com a mesa Innova em seu ambiente para a mostra Lider Divinópolis 2018.

4 – QUAIS CADEIRAS ACOMPANHARÃO A MESA DE JANTAR?
Já falamos sobre como escolher as cadeiras para a mesa de jantar. A regra é a mesma na escolha da mesa. Pense no conforto e praticidade antes de tudo, mas não deixe de ousar.
Roberta Seabra escolheu as cadeiras Ditta para acompanhar a mesa de jantar Vetta. Em algumas peças, até misturou acabamentos, como o couro e algodão.

5 – ESTUDE A CARTELA DE CORES DO ESPAÇO
Observar todas as cores presentes no espaço onde a mesa de jantar vai ficar também é importante. Isso garante sua harmonia e deixa as refeições e encontros bem mais agradáveis.
Marina Dubal escolheu a mesa Arezzo em tom marrom claro, quase bege, para seu ambiente na Decora Lider BH 2018. Como a sala é integrada à cozinha, a escolha cria contraste e equilíbrio no espaço.

fonte: https://www.liderinteriores.com.br/blog/5-dicas-para-escolher-mesa-de-jantar-ideal/